Escola Técnica Estadual 25 de Julho Ijuí/RS

Escola Técnica Estadual 25 de Julho

Promovendo a Educação Pública de qualidade.

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Os Eletrotécnicos atuam na operação de Fontes de Energia (renováveis ou não renováveis), na criação, instalação e manutenção de circuitos mecânicos e automáticos de energia, além de instalar e reparar redes elétricas de alta e baixa tensão.
Habilitação, Qualificação e Especialização
Habilitação: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Carga Horária: 1400 Horas
Estágio Supervisionado: 480 Horas
Total Carga Horária: 1880 Horas

Estrutura das ETAPAS - TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Competência
EL1 - Planejar, monitorar e controlar circuitos resistivos de corrente contínua compostos por uma fonte de tensão
PE1 - Elaborar projetos elétricos de unidades consumidoras residenciais monofásicas
IE1 - Executar e organizar instalações elétricas de circuitos monofásicos de iluminação e tomadas
Competência
EL2 - Planejar, monitorar e controlar circuitos de corrente contínua compostos por mais de uma fonte de tensão.
PE2 - Elaborar projetos elétricos de unidades consumidoras residenciais trifásicas, com o auxílio do computador.
IE2 - Executar e organizar instalações elétricas trifásicas, com dispositivos de proteção e aterramento, em baixa tensão.
Competência
EL3 - Planejar, monitorar e controlar circuitos monofásicos de corrente alternada.
PE3 - Executar projetos elétricos de prédios de múltiplas unidades consumidoras residenciais e comerciais em baixa tensão.
EM1 - Instalar máquinas de corrente contínua.
EB - Montar circuitos básicos de eletrônica.
Competência
EL4 - Planejar, monitorar e controlar circuitos trifásicos de corrente alternada.
PE4 - Elaborar projetos elétricos de unidades consumidoras industriais com subestação própria, com auxílio do computador.
EM2 - Instalar máquinas de corrente alternada.
Competência
EL5 - Implantar, planejar e operar sistemas elétricos de potência.
PE5 - Elaborar projetos elétricos de redes de distribuição primária e secundária, com auxílio do computador.
EM3 - Reparar os diferentes tipos de máquinas de corrente alternada.
AI - Automatizar processos de produção.
Estágio Supervisionado